terça-feira, 8 de junho de 2010

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER- PARTE 4- SOBRANCELHA

DICAS PARA SOBRANCELHAS

1. A MOLDURA DO OLHAR - Pode parecer uma tarefa simples, mas não é. Tirar a sobrancelha requer mão firme, atenção às medidas do rosto e senso estético. Na hora de aparar os fios, um erro pode comprometer seriamente a beleza. Para não errar, em casa ou no salão, veja as dicas dos especialistas.Para quem tem falhas ou poucos pelos, a micropigmentação é a grande pedida. E fazer a depilação a cada 20 dias é o período recomendado pelos especialistas. O custo varia de R$ 40, em média, para a depilação comum, a R$ 450, para a micropigmentação.

Para quem prefere fazer as sobrancelhas em casa, uma dica que pode dar mais segurança é passar um lápis no limite dos pelos que deseja manter. Depois, deve-se observar se as duas estão simétricas. Em seguida, é só retirar com a pinça os fios que estão fora da linha desenhada. Cuidado para não exagerar, procure sempre deixar o aspecto o mais natural possível. As orientações são da linergista Lu Rodrigues, diretora de um dos centros de beleza mais procurados do sul do país, o Lu Makeup.


A especialista alerta: o hábito de fazer as sobrancelhas pode interromper o ciclo de vida dos pelos, que param de crescer com o tempo. O ideal é procurar um especialista. A esteticista Ana Lúcia Santos, diretora da clínica A New Woman, de São Paulo, reforça: "Sobrancelhas grossas e arqueadas como as da Juliana Paes estão na moda". Ela recomenda que, ao procurar um salão, a cliente opte por um profissional qualificado. "É importante que se use um paquímetro para definir o tamanho", diz.

Pinça, linha, cera ou laser?

Ana crê que a pinça seja o instrumento mais adequado para a retirada dos pelos. O laser não é indicado, pois há o risco de se eliminarem fios que não deveriam ser retirados e, além disso, impede uma precisão maior. Já a cera pode causar a pitose, flacidez da pele local.


Na contramão de grande parte dos profissionais de beleza, Janete Miranda, designer de sobrancelhas do Walter's Coiffeur (unidade Barra Shopping, no Rio), acredita que o uso da cera não causa flacidez. "Mas é importante que o trabalho seja feito por especialista que entenda de musculatura e tecido facial", pondera. No final das contas, entretanto, a pinça acaba sendo o instrumento mais utilizado. "A pessoa que usa cera acaba tendo que retocar com pinça", arremata. Além desses dois itens, a linha (depilação iraquiana) também vem ganhando adeptas.

Pigmentação

Quanto à cor, Lu Rodrigues explica que não se deve imitar o tom dos cabelos, já que os pelos do corpo têm outra pigmentação. "O critério utilizado pela nossa empresa é analisar os tons da pele e dos cílios. Por exemplo, uma mulher loira não deverá passar uma tintura clara em suas sobrancelhas, caso contrário o rosto poderá ficar apagado. Nesse caso, se utiliza um castanho natural ou médio para dar um ‘up' na face", diz.


O especialista em coloração Marcos Coraza, do Gilberto Cabeleireiros, salão badalado dos Jardins, em São Paulo, recomenda fazer a sobrancelha antes de partir para o tingimento. Assim não se corre o risco de tingir os pelos indesejados nem a pele. E o que fazer se a tintura da sobrancelha não agradar (ficar avermelhada, por exemplo)? Marcos sugere: "Corrija com o número 7 de tintura, loiro médio, que tem bastante pigmento cinza e vai matar a cor indesejada".

Tem conserto!

Se você errou a mão na hora tirar os fios, a solução é esperar. Segundo Marcos, a sobrancelha cresce cerca de 2 mm ao mês. Disfarçar com lápis ou sombra marrons, essa última usada com pincel fino, é uma alternativa. Cuidado para não marcar demais. Procure um dermatologista e peça informação sobre os géis com testosterona, que estimulam o crescimento de pelos.

Tipos de olhos

De acordo com a designer Fátima Bahia, da clínica Longevitá, se seus olhos são grandes você precisa de sobrancelhas fortes. Não depile muito, caso contrário os olhos parecerão ainda maiores. Para olhos amendoados, devem-se evitar sobrancelhas redondas e optar por um formato anguloso ou ligeiramente anguloso. Se o nariz for proeminente, há que se salientar a beleza das sobrancelhas, reforçando seu próprio formato e depilando no meio delas, acima do nariz, porque o afastamento cria um efeito óptico que diminui o tamanho dele. A mesma dica serve para os olhos próximos: retirar o excesso no meio faz com quem pareçam mais afastados. Seguindo o raciocínio, quem tem os olhos muito afastados deve evitar depilar em demasia no meio.

Adeus às falhas

Premiada em 2008 pela American Academy of Micropigmentation, Fátima Bahia patenteou a micropigmentação feita através da técnica milimétrica fio a fio, indicada para casos de falhas simples e ausência total de pelos, comum nos idosos. Nessa técnica, a sobrancelha é redesenhada, fio por fio, o que dá um aspecto muito mais natural. Além de não agredir a pele, a pigmentação dura mais de dois anos. "Não há sangramento e o resultado pode ser visto na mesma hora", diz Fátima, acrescentando que o preço depende da análise de cada caso.


Janete Miranda, do Walter's, esclarece que a micropigmentação é algo semelhante à tatuagem. O equipamento usado, chamado dermógrafo, possui agulhas que fazem, através de pequenos pontos, risquinhos onde a pessoa tem falha ou até cicatrizes.


Lu Rodrigues também aposta nessa alternativa em substituição à maquiagem definitiva. "É preciso fazer uma avaliação do rosto de cada cliente a fim de verificar qual modelo ficará mais harmonioso e natural", reforça a especialista, que esteve recentemente no Mundial de Beleza em Paris para conferir o que há de melhor no setor. Ao optar pela técnica, recomenda-se procurar um profissional com nome no mercado e certificação. "É importante ver trabalhos desses profissionais, com antes e depois. É preciso ter bastante atenção porque, em se tratando de sobrancelhas, existem pontos e traços que podem mudar completamente o rosto. Todo cuidado é pouco", afirma Lu, que já fez especialização na Alemanha.


1 - Lu Rodrigues, reforça: se você tem falhas, a henna é uma opção. Mas o resultado dura apenas alguns dias. Agora, para estar sempre linda, a solução é a maquiagem de longa duração, que dura dois anos (ou mais) em perfeito estado.

2 - Antes de iniciar a micropigmentação com a técnica milimétrica fio a fio, Fátima Bahia, da Longevitá, molda as sobrancelhas através do visagismo, avaliando a idade, o formato do rosto e o tipo de flacidez da pele. Em seguida, parte para a refisionomia: o redesenho das sobrancelhas para dar leveza e rejuvenescer o rosto.

3 - Uma reportagem publicada na Vogue Itália revela que os desenhos das sobrancelhas à moda dos anos 50 predominam e que o minimalismo está fora de moda. As bem marcadas estão em alta - sejam grossas, desenhadas a lápis ou arqueadas, com traço fino e longo.

4 - Fátima Bahia, da clínica Longevitá, dá algumas dicas para ter sobrancelhas perfeitas. Uma delas é retirar os pelos somente em intervalos de 20 a 30 dias. Usar escovas infantis para pentear os pelos também contribui. O ideal é apenas tirar os fios que crescem pelas pálpebras e entre as sobrancelhas, pois esses deixam a fisionomia pesada. É importante usar protetor solar diariamente. E dê adeus ao cigarro, que aumenta as chances de envelhecimento precoce da pele. "Tudo começa pela região dos olhos", diz.

5 - Fátima Bahia, da Longevitá sugere formatos de sobrancelha para cada tipo de rosto:

Rosto redondo - angulosa
Rosto quadrado - angulosa com insistência no chapéu
Rosto triangular - redonda
Rosto diamante, octogonal, em formato coração - angulosa ou curvada
Rosto oval - ligeiramente angulosa.

2. MAQUIAGEM DEFINITIVA - Quem dera poder acordar já maquiada, com os olhos e a boca delineados ou com aquela sobrancelha certinha. Parece um sonho? Acordar quase pronta para sair é uma realidade para muitas mulheres, graças à micropigmentação, mais popularmente conhecida como maquiagem definitiva.Acontece com toda mulher: começa mais um dia de trabalho ou então chega sábado à noite e lá vamos nós para o ritual de maquiagem diante do espelho. E haja paciência e habilidade para sair tudo perfeito e você ficar, o mais rápido possível, linda!

Você vai perguntar: aquela maquiagem feita como uma tatuagem? Bem, é mais ou menos isso. A micropigmentação é uma técnica que existe há muito tempo no Brasil - tem até associação, chamada Associação Brasileira de Micropigmentação (ABRAMI) -, mas só nos últimos anos tem sido mais divulgada e procurada. E pasmem: os também homens aderiram a esta praticidade, principalmente para a correção de sobrancelhas.

“Deve-se aplicar uma pomada específica para ajudar na cicatrização e não molhar o local maquiado nem pegar sol nos primeiros três dias”

Aplicada basicamente para maquiar alguns pequenos pontos do rosto e do corpo, a micropigmentação consiste em dar uma aparência mais expressiva aos contornos dos olhos, lábios e sobrancelhas, e disfarçar pequenas imperfeições. Se você está interessada no assunto, é só pesquisar clínicas de estética, de dermatologia e até mesmo salões de beleza que façam o procedimento de maneira confiável na sua cidade.

Além da micropigmentação, há ainda a dermopigmentação, que emprega a mesma técnica, mas é usada para a correção de cicatrizes e queimaduras, reparação de manchas provenientes de doenças de pele, como vitiligo, e para a reconstrução do mamilo após cirurgias, por exemplo. Alguns especialistas defendem a diferenciação de uma aplicação para a outra, enquanto outros entendem como sendo somente uma variação de nomes.

Procedimento

Antes de se iniciar o processo, é feito um desenho no rosto da cliente com maquiagem normal para uma pré-aprovação e para servir como um "guia" para o profissional. O procedimento de pigmentação é realizado com um aparelho chamado dermógrafo, que possui agulhas especiais e descartáveis - aliás, como todo o resto do material deve ser. Com muita precisão e habilidade do profissional, os pigmentos vão sendo introduzidos na derme (a camada inferior à epiderme) até que se chegue ao resultado esperado.

As sessões podem durar de uma a duas horas e meia e podem custar de R$ 300 a R$ 1.300, dependendo do especialista e da região do corpo. Alguns profissionais dão 30 ou 45 dias para a cliente voltar e fazer um retoque caso seja preciso, para corrigir qualquer pequena imperfeição. Aí, entram os cuidados específicos.

Cuidados

Segundo a dermopigmentadora Erilene Coelho, da Clínica Più Bella, no Rio, especialista há dez anos na técnica, os cuidados pós-aplicação podem durar de uma semana a 10 dias. "Deve-se aplicar uma pomada específica para ajudar na cicatrização e não molhar o local maquiado nem pegar sol nos primeiros três dias", indica.

Para Erilene, os clientes quase nunca precisam voltar para o retoque depois dos 45 dias que ela estabelece. "Costumo dizer que o trabalho é metade meu e metade do cliente, já que eu devo fazê-lo corretamente e com bons produtos e o cliente deve ter os cuidados necessários pós-aplicação. Por isso eu combino de fazer o retoque só 45 dias depois, quando há a necessidade, o que é raro, porque os tons que uso são mais claros (variações de castanhos) e sempre de acordo com o tom de pele, cor dos cabelos e dos olhos da cliente para não haver erro ou insatisfação", afirma Erilene.


Há vários tons de pigmentos para alcançar resultados naturais. Se mal utilizados podem sofrer alterações inesperadas, que seriam, segundo a ABRAMI, do preto para o azulado, do cinza chumbo para o azul ou do marrom para o acinzentado. Já os tons de marrom de base avermelhada poderiam se tornar púrpura, vermelho ou laranja após alguns dias. No entanto, tais alterações, se ocorressem, são passíveis de correções, se feitas por especialistas experientes e bem preparados.

Mas é ou não é uma tatuagem?

A maquiagem definitiva não é igual a uma tatuagem tradicional, pois não agride tanto a pele, devido aos produtos químicos usados e à profundidade que é atingida na pele. Logo, a maquiagem não dura tantos longos anos como a tatuagem, e precisa de retoques periódicos para que não desbote, a tonalidade seja mantida ou melhorada e o desenho atualizado. A maquiagem é, então, considerada apenas similar a uma tatuagem tradicional, que pode ser feita por qualquer pessoa e em qualquer idade. Vale lembrar, no entanto, que ambas não são muito aconselhadas para menores de idade que precisam ter a permissão dos responsáveis.

“Em regiões com pêlo, como na sobrancelha, o mesmo laser que irá remover os pigmentos removerá também os pêlos da região, como em uma depilação definitiva comum”

Não se preocupe em ter que ficar voltando ao salão toda hora para retoques. Estes, em geral, são indicados apenas da cada dois ou três anos, ou quando a cliente achar necessário. "Eu já havia feito a sobrancelha há três anos. Há menos de um mês eu a refiz, fiz os olhos e estou muito satisfeita. Daqui a duas semanas volto pAra fazer o retoque de manutenção. Gostei muito desta técnica porque já acordo linda!", comemora a escriturária Eliete Leite, que encorajou a filha a fazer na parte de baixo dos olhos. "Não me arrependo, adorei o resultado. Ficou como eu queria, mas agora está saindo e por isso tenho passado o lápis comum para dar uma realçada", explica ela, que só não fez o retoque ainda porque sentiu muita dor durante a primeira aplicação e admite que precisa de uma nova dose de coragem.

Fiz, mas não gostei. E agora?

É claro que tem gente que acaba se arrependendo depois. Foi o caso de Geisa Monteiro, que não gostou nada do resultado final, que não se parecia com o desenho que o dermopigmentador havia feito como "guia". "No desenho, e logo após a aplicação, adorei. Mas só depois que cicatriza é que você vê como fica. Não gostei do resultado e não faria de novo por causa da dor e do preço", lamenta Geisa.

Se o resultado final da aplicação não for exatamente aquilo que você esperava, não se desespere. Hoje em dia há muitos profissionais que realizam também a remoção ou correção de pigmentações recentes ou antigas e atingem ótimos resultados. Entretanto, em alguns casos mais antigos ou quando o procedimento foi feito com material inadequado ou incorretamente implantado nas camadas mais profundas da pele, a remoção pode não ser possível e somente é feita uma amenização. "Costumo receber gente para fazer correções ou melhorar a aplicação feita em outros lugares, que ficou ruim porque foram usados produtos inadequados, pigmentos muito escuros e até mesmo nanquim - o que é utilizado em tatuagem normal", lembra Erilene.

Já a dermopigmentadora Dagmar Azevedo, do salão MGHair, de São Paulo, que trabalha há seis anos com a técnica, faz um alerta para o uso do laser para a remoção. "O laser não deve ser utilizado nunca, e sim os ácidos específicos. Em regiões com pêlo, como na sobrancelha, o mesmo laser que irá remover os pigmentos removerá também os pêlos da região, como em uma depilação definitiva comum", esclarece ela. Portanto, cuidado e atenção a tudo o que é oferecido pelo mercado!

E antes de sair imaginando seu rosto todo delineado, pronto para sair de dia e de noite, lembre-se de outra questão importante: os riscos de uma reação alérgica. As especialistas garantem que qualquer pessoa pode fazer o procedimento, mas alertam, principalmente a quem já tem um histórico de tendência a alergias, a conversar com seus médicos e pedirem uma autorização. Além disso, é bom fazer um teste, colocando um pontinho do produto a ser usado atrás da orelha e aguardar cerca de 30 dias para ver se há alguma reação adversa.

Como em qualquer outra decisão a ser tomada sobre técnicas definitivas, é preciso pensar muito bem e analisar com atenção todos os prós e contras, e tomar os devidos os cuidados antes, durante e depois do procedimento. E diga adeus para o rito diário de beleza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...