Um estudo realizado recentemente pela agência de pesquisa Mintel revela o Brasil como grande influenciador no desenvolvimento da categoria Beleza e Cuidados Pessoais pelo mundo. Segundo os dados apresentados pela entidade, entre agosto de 2013 e julho de 2014, somente 10% dos lançamentos de produtos para pele inspirados em estilos de vida dos brasileiros foram, de fato, desenvolvidos aqui.
Os outros 90% vieram de outros países como a França, responsável por 16% desses produtos, seguida pelo Reino Unido, com 14%, Estados Unidos, com outros 12%, e Japão, responsável por 10% dos itens.
O Brasil também interage diretamente no segmento de produtos para cabelo. Enquanto em 2011, 95% dos produtos com formulação livres de sal tinham origem brasileira contra apenas 5% do mercado internacional, hoje essa divisão segue muito mais equilibrada: 65% do Brasil contra 35% do resto do mundo.
“Tradicionalmente, o Brasil tem sido visto como uma fonte rica de ingredientes naturais, mas hoje ele também se firma como um mercado de beleza inspirador. Ao mesmo tempo, misturar elementos da cultura brasileira com frutas populares, como o açaí e o cupuaçu, é uma abordagem atraente também para o consumidor estrangeiro”, analisa Vivienne Rud, diretora global de insights de Beleza e Cuidados Pessoais, da Mintel.
A pesquisa revela também que existem grandes oportunidades no segmento de produtos capilares, especialmente para o consumidor masculino. Mesmo assim, o cenário ainda é pouco explorado pela indústria. Os dados revelam que 33% dos homens se dispõem a comprar itens exclusivos para eles, mas em 2014, até o momento, apenas 2% dos lançamentos são voltados para esse público.
Os outros 90% vieram de outros países como a França, responsável por 16% desses produtos, seguida pelo Reino Unido, com 14%, Estados Unidos, com outros 12%, e Japão, responsável por 10% dos itens.
O Brasil também interage diretamente no segmento de produtos para cabelo. Enquanto em 2011, 95% dos produtos com formulação livres de sal tinham origem brasileira contra apenas 5% do mercado internacional, hoje essa divisão segue muito mais equilibrada: 65% do Brasil contra 35% do resto do mundo.
“Tradicionalmente, o Brasil tem sido visto como uma fonte rica de ingredientes naturais, mas hoje ele também se firma como um mercado de beleza inspirador. Ao mesmo tempo, misturar elementos da cultura brasileira com frutas populares, como o açaí e o cupuaçu, é uma abordagem atraente também para o consumidor estrangeiro”, analisa Vivienne Rud, diretora global de insights de Beleza e Cuidados Pessoais, da Mintel.
A pesquisa revela também que existem grandes oportunidades no segmento de produtos capilares, especialmente para o consumidor masculino. Mesmo assim, o cenário ainda é pouco explorado pela indústria. Os dados revelam que 33% dos homens se dispõem a comprar itens exclusivos para eles, mas em 2014, até o momento, apenas 2% dos lançamentos são voltados para esse público.
Fonte: Cabelos&Cia
Marcos Albuquerque.
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