sábado, 17 de agosto de 2013

Por que meu cabelo não cresce?

Entenda qual o motivo do seu cabelo chegar em um determinado comprimento e simplesmente "empacar"...




Visão geral: o cabelo humano

O cabelo é uma proteína integrante do sistema tegumentar. Ela cresce dos folículos pilosos embutidos profundamente na derme. A única parte do cabelo que está viva é a raiz. O resto da haste do cabelo é composta inteiramente de células mortas chamadas queratina, as quais são um tipo de proteína. Existem três tipos diferentes de cabelo: terminal, velos e lanugem. O cabelo terminal é totalmente desenvolvido e grosso, encontrado na cabeça, axilas e região pubiana dos seres humanos. Velos é o pelo curto e muito fino, também chamado de "penugem", que cobre quase todas as partes do corpo humano, exceto as palmas das mãos, plantas dos pés, costas das orelhas, certos órgãos genitais externos e os lábios. Lanugem é o cabelo que cobre um feto, e também por vezes encontrado em anoréxicos como uma maneira de seus corpos reterem o calor.

Crescimento capilar

O cabelo cresce geralmente a uma média de um centímetro por mês, com crescimento geralmente pré-determinado pelo código genético de uma pessoa, o que significa que só pode crescer nessa velocidade. Em um ano, o cabelo cresce normalmente cerca de 15 centímetros. À medida que envelhecemos, a velocidade de crescimento do cabelo pode diminuir devido à divisão celular desacelerada. O crescimento do cabelo é um resultado da divisão celular quando as células ciliadas formam novas células na raiz do cabelo e o expulsam. O novo cabelo sempre é adicionado na raiz conforme os cabelos mais velho são "empurrados". O cabelo pode crescer um pouco mais rápido no verão, quando o processo de divisão celular acelera devido ao calor.

Outros fatores que influenciam o crescimento do cabelo

Poucos fatores externos influenciam o crescimento do cabelo, sendo o maior deles o estresse. Altos níveis de estresse podem causar queda de cabelo e calvície precoce. No entanto, o que mais influencia o crescimento do cabelo são os genes de uma pessoa. A genética determina o comprimento, textura, espessura e cor dos cabelos de uma pessoa. Não existem xampus, condicionadores ou outros produtos capilares que possam influenciar o comprimento do próprio cabelo ou fazer o cabelo crescer mais rápido. O código genético predispõe o cabelo a crescer apenas até um certo comprimento.
Bj bj Marcos Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...