sábado, 11 de junho de 2011

Use a barba com estilo

Bem feita, ela pode ser uma grande aliada para compor o visual


Foi-se o tempo em que barba por fazer era sinal de desleixo. Hoje, uem sabe usá-la a seu favor esbanja charme e ainda consegue deixar o visual mais harmonioso. O queixo muito pequeno ou a papada, por exemplo, passam batido com a barba cerrada.

“O que está na moda é deixar a barba por fazer, pois aquele aspecto meio ‘descuidado’ faz parte da graça”. Mas, dependendo da ocasião, é preciso avaliar se esse estilo se encaixa. Nem sempre o ambiente de trabalho ou uma festa mais chique permitem esse visual mais descolado.

Tenha em mente que é bom pensar na imagem que pretende transmitir aos outros.Os pelos no rosto têm um significado imediatamente traduzido pelas pessoas: “cavanhaque, por exemplo, é sinônimo de homem conquistador. Charmoso, mas pouco comprometido, é a cara de uma barba bem baixinha e macia, proporcionada pela máquina 1”.

A barba cerrada, aliada a um corte de cabelo bem baixinho, dá impressão de seriedade e fica muito bem socialmente. “O mesmo modelo, deixado uns três dias sem fazer, mas ainda assim bem delineado, passa um estilo casual”, completa o especialista.

Se você quer aderir ao look com pelos no rosto, fique de olho nestas dicas:

  • barba cerrada e com pelos mais altos é ideal para rostos quadrados e triangulares, porque disfarça os ângulos muito fechados desses formatos, suavizando a aparência;
  • homens de rosto quadrado ficam muito bem com uma barba que não foi feita há cerca de três dias;
  • quem tem o formato de rosto arredondado deve tomar cuidado. Os pelos dão ainda mais volume à aparência, por isso, a barba pode não cair muito bem. Contudo, se quiser usar mesmo assim, apare-os muito bem, sempre acompanhando as linhas do rosto. Aliás, essa é uma dica que serve para todos os formatos de face. “Ao acompanhar as linhas do rosto, seu visual fica mais harmônico”.

Cuidar da barba: questão de higiene

Barba só é permitida se estiver bem cuidada. Ela também pede uma pele limpa. “Não queira deixar os pelos no rosto crescerem para disfarçar problemas como acne. Trate-a antes”, avisa Santos. Quando o homem optar por usar barba, ele deve ter muito cuidado com a higiene.

Lavá-la depois de comer é um cuidado básico, mas nem todo mundo faz isso. “Alimentos acumulados favorecem a proliferação de bactérias, e esses micro-organismos, algumas vezes, até mancham a pele. E muitos homens acabam não tirando mais a barba por causa dessas marcas”, alerta o dermatologista Paulo Ricardo Criado, do Hospital das Clínicas, de São Paulo.


Marcos Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...